A EMOTOLOGIA E A DISCIPLINA DA IMAGINAÇÃO

                                                    Prof. Luiz Machado

A Emotologia tem uma de suas bases na emotização de quadros mentais que dependem do pensamento para guiar a imaginação.Nós usamos “pensamento” para a atividade mental reproduzindo mentalmente, o que estamos pensando com palavras, e “imaginação”, como o nome indica, com imagens, sem palavras. Nós usamos “quadro mental” para indicar que temos de aplicar nossa imaginação dentro de limites, molduras,para que ela não fique indo de uma coisa a outra em frações de segundos, muitas veze não se fixando em nada.

A imaginação já foi chamada de “a louca da casa” justamente por sua volatilidade, mudando de rumo a cada nova associação ou lembrança. Na Emotologia, a imaginação precisa ser disciplinada, dirigida e controlada em quadros mentais que vão provocar a produção de hormônios para levar às ações.Na Emotologia, nós temos de treinar a formação de imagens mentais e o seu controle, tirando da imaginação o poder de conduzir nossa cabeça para onde quiser.Nós temos de atingir o controle, conduzir a imaginação para onde nós quisermos e não sermos conduzidos por ela.

Sabemos que o coração da Emotologia são as emotizações dos quadros mentais cuja formação na mente depende de sabermos conduzir o pensamento para imaginar, com riqueza de detalhes e mobilizando o maior número de sentidos para que o quadro mental se torne natural e entranhado na pessoa.

Vamos iniciar o treinamento da imaginação pelo controle do pensamento, pois ele é usado para formar as imagens na mente. Por este caminho chegaremos ao controle da imaginação e sua disciplina.

Exercício para controle do pensamento. Decida que vai pensar sobre um tema, qualquer tema que você escolher, e mantenha seu pensamento unicamente nele por um minuto, marcado pelo relógio, sem admitir qualquer desvio. Faça o exercício até conseguir facilidade em manter seu pensamento focado num único assunto. Quando conseguir por um minuto, aumente o tempo para dois minutos. Quando conseguir facilidade em manter seu pensamento em um único assunto por dois minutos, passe para três minutos.. Faça este exercício até sentir que você está conseguindo disciplinar, dirigir, controlar seu pensamento.É muito importante conseguir isso, uma vez que sua atenção e sua concentração aumentarão.

Se você sente que já consegue controlar seu pensamento e não é ele que está controlando você, passe ao exercício de controle da imaginação.

Exercício para controle da imaginação.Imagine, por exemplo, a casa de seus sonhos, com tudo aquilo que você gostaria que ela tivesse, dentre as possibilidades de jardim, dois andares e sótão, janelas amplas, muito envidraçamento, piscina, etc.,tudo com riqueza de detalhes. Você é quem decide, afinal a casa é sua. Quando tiver concluído, com imaginação, a construção de sua casa, mantenha a imagem dela em sua mente, sem admitir qualquer interferência de outras imagens, por um minuto, marcado no relógio.Quando conseguir manter a imagem da casa em sua mente por um minuto,sem interferência de qualquer outra imagem, passe para dois. Quando conseguir por dois minutos manter o mesmo quadro mental, sem interferência de qualquer outra imagem, passe para três e vá aumentando o tempo até sentir que já domina sua imaginação, o que constitui uma vitória extraordinária, uma vez que , em grande parte, nós somos o que é a nossa imaginação.Se você tem controle sobre ela, você pode até mudar seu destino, com auxílio da emotização.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *