A inteligência do sistema límbico

Nada mais belo que abrir uma janela e vislumbrar um grande jardim. Mesmo o mais desatento dos observadores há de se ater ao fato de que a natureza é prática e objetiva no seu mover de organizadora do meio ambiente onde tem por função maior preservá-lo.

As flores com suas cores e seus perfumes, servem não só para embelezar os ambientes, mas para mantê-los vivos, e nessa ação, atraem animais e insetos a fim de fazerem a polinização com vistas a autopreservação e preservação de suas espécies. Implica entender que a natureza aparelha cada ser vivo com um sistema capaz de preservá-lo enquanto espécie, tudo isso visando a manter o equilíbrio do meio ambiente. Nós humanos temos no SISTEMA LÍMBICO nosso SISTEMA DE AUTOPRESERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE (SAPE). Impressiona a velocidade com que reconhece as situações de perigo, capta e processa informações e comanda as reações do corpo diante do caos.

Quando tomamos um susto, para nos ajudar a reagir ele assume o comando e ordena às glândulas supra-renais que liberem adrenalina na corrente sanguínea, para preparar o organismo para a luta ou para a fuga.
De imediato as pupilas se dilatam aumentando o campo visual, e os batimentos cardíacos aceleram elevando a pressão arterial que facilita a circulação de sangue e evita hemorragias além de transportar rapidamente energia para o corpo.

Os brônquios se dilatam para captar mais oxigênio essencial para as situações de luta ou fuga.
O peristaltismo acelera para que um alimento sendo digerido não provoque um engasgo e vá para o pulmão, o que poderia causar a morte.
Tudo isto acontece de modo inconsciente e pode se repetir outras vezes, fruto de uma ação inconsciente que se processa para preservar o ser humano enquanto espécie; sem auxílio do intelecto.

É a INTELIGÊNCIA DO INCONSCIENTE, A INTELIGÊNCIA LÍMBICA, A INTELIGÊNCIA SOFISTICADA em ação; a sentinela que guarda o sistema nervoso autônomo e os nossos órgãos internos;

É a inteligência que mantém o nosso coração batendo, os pulmões filtrando, e as funções neurais, hormonais e sexuais etc, em perfeito funcionamento.
Para executar essas funções, ela acumula uma vasta reserva de recursos recebendo informações do mundo exterior na forma de códigos (cor, temperatura, espessura, barulhos estranhos, contrações, etc) nada deixa de ser registrado pela INTELIGÊNCIA DO INCONSCIENTE.
Mesmo quando dormimos, incorporamos informações pelos nossos sonhos.

Tudo isto, acontece sem auxílio do intelecto, e de modo inconsciente se repete diversas vezes ao dia fruto de uma ação inconsciente que se processa para preservar o ser humano enquanto espécie.

É a INTELIGÊNCIA LÍMBICA em ação, a sentinela que guarda o sistema nervoso autônomo e os nossos órgãos internos.
Para executar essas funções, ela acumula uma vasta reserva de recursos que nós precisamos aprender a acessar para poder usá-los, porque boa parte do nosso organismo funciona automaticamente.

Ela traz em si TODO O CONHECIMENTO DO UNIVERSO que só pode ter sido colocado em cada um de nós pelo criador embora alguns ainda considerem seus feitos como PARANORMALIDADE. Para defender e preservar a vida humana enquanto espécie, o sistema límbico está capacitado a formular uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR, capaz de relacionar e regular as ações dos sistemas internos que fazem viver o corpo, pressentir e antever os perigos externos dando início as reações de defesa, além de promover adaptações necessárias à interação com o meio ambiente em constante mutação.

É uma superinteligência forjada nas faculdades do sistema límbico, telepatia, clarividência, clariaudiência, transposição dos sentidos, premonição, desdobramento astral, xenoglossia, mediunidade, telecinese, levitação, bilocação, ectoplasmia etc, admitidas pela ciência como POTENCIALIDADES CEREBRAIS NORMALMENTE NÃO USADAS. Foram esses fatos que levaram Hainer a aprofundar seus estudos da mente humana, tendo concluído que a atuação do sistema límbico está presente em todas as nossas atividades mas seu papel vai assumindo maior relevo à medida em que penetramos no inconsciente e quando isso ocorre vamos despertando as faculdades especiais do Sistema Límbico, as estruturas matriciais (por que lidam com dados e informações simultaneamente) inatas.

A Inteligência do Sistema Límbico é uma inteligência que intui junto com o sibilar da amídala, seleciona dados num arquivo de memória da ordem de 1034 como relata AZIMOV em seu best seller O CÉREBRO HUMANO, e processa respostas precisas na velocidade do inconsciente descoberta por Hainer estimada em 1.000.000 bits/s contrastando com a velocidade de processamento do cérebro consciente estimada em 40 bits/s.
Talvez essa capacidade, seja a própria sabedoria do universo, uma inteligência infinita, um mecanismo de extrema sensitividade, de grande capacidade de ver soluções que a simples palavra inteligência é inadequada para classificar o seu potencial. (Luiz Machado)

Esses fatos vêm provar que, NOSSAS POTENCIALIDADES CEREBRAIS NORMALMENTE NÃO USADAS, alertadas em 1969 por V. N. Banchthikov no Congresso de Psicologia de Moscou, são principalmente as faculdades especializadas do inconsciente; competências que herdamos e existem de forma latente, podendo ser mobilizadas desde que sejam usados os estímulos adequados. É essa inteligência do Sistema Límbico, que chamamos de INTELIGÊNCIA SOFISTICADA que as empresas, a sociedade, enfim, todos os seres humanos buscam encontrar para sobreviverem às solicitações do mundo atual.

Bom saber que podemos abrir comunicação com esta capacidade infinita do SISTEMA LÍMBICO (SAPE), e ampliar as possibilidades humanas através:

  1. DO USO DA INTELIGÊNCIA LÍMBICA – A MAIS REFINADA INTELIGÊNCIA QUE O CÉREBRO PODE CONSTRUIR
  2. DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A MOBILIZAÇÃO DE POTENCIALIDADES CEREBRAIS NORMALMENTE NÃO USADAS

A Emotologia é A CHAVE DE ACESSO AO SISTEMA LÍMBICO; um conjunto de práticas estabelecidas com base nos conhecimentos científicos e pesquisas desenvolvidas ao longo de 50 anos pela Cidade do Cérebro, que permitem a todo ser humano tanto fazer uso da mais refinada inteligência que o cérebro é capaz de produzir, quanto atingir objetivos para alcançar melhor qualidade de vida.

A FELICIDADE É UM ESTADO MENTAL ATIVADO PELO SISTEMA LÍMBICO – Antonio Damásio

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *